SISTEMAS DE UNIÕES
Trabalhamos com três tipos de uniões, que podem ser utilizadas nas tubulações em FRP.
União Colada
Este tipo de união consiste em tubos e conexões providos com extremidades ponta e bolsa coladas com um adesivo epóxi compatível com o tipo de fluído conduzido e a temperatura do sistema.
Para um correto desempenho da união, é indispensável a utilização de mão-de-obra treinada, bem como, o preparo correto da superfície para aplicação do adesivo epóxi e acoplamento adequado da ponta na bolsa.

União Flangeada
Esse tipo de união consiste em tubos e conexões com extremidades flangeadas, possibilitando o acoplamento entre a própria tubulação em FRP, assim como acoplamentos em equipamentos especiais, válvulas e tubulações com outros tipos de materiais.
Nessa união, é obrigatória a observação dos seguintes itens:
- Paralelismos das faces dos flanges;
- Alinhamento dos flanges;
- Utilização de junta elastomérica compatível com o fluído conduzido e a temperatura de operação, com dureza de 60 shore A e sem malha metálica interna;
- Utilização de junta elastomérica compatível com o fluído conduzido e a temperatura de operação, com dureza de 60 shore A e sem malha metálica interna.

União Laminada
Este tipo de união consiste em tubos e conexões providos com extremidades planas unidos por laminação de mantas e tecidos de fibra de vidro embebidos com resina igual ou compatível com a utilizada na fabricação da tubulação.
A especificação da laminação a ser aplicada é calculada pela engenharia da STUDIO FIBRA a fim de assegurar as mesmas propriedades mecânicas da tubulação. Para aplicação correta do material é indispensável a utilização de mão-de-obra treinada além da preparação adequada da superfície.
